Suco de Caixinha Faz Mal?
5 (100%) 4 votes

Suco de Caixinha Faz Mal?Suco de Caixinha Faz Mal?

Hoje em dia as pessoas estão em busca de hábitos de vida mais saudáveis, mas em contrapartida, não têm tempo suficiente para se alimentar de forma correta.

Pela praticidade, muitos optam por líquidos industrializados, mas como o refrigerante é um vilão, acabam escolhendo sucos. Veja abaixo se o suco de caixinha faz mal para a saúde!

O suco de caixinha faz mal?

Suco de Caixinha Faz Mal?
Suco de Caixinha Faz Mal?

De acordo com a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), a produção dos sucos de caixinha aumenta 10% à cada ano.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aponta que muitos dos fabricantes não colocavam na composição o teor mínimo da fruta, assim, gerava o pensamento: o suco de caixinha faz mal ou não? Agora, todos são obrigados por lei, para que o consumidor saiba a quantidade real de fruta que está consumindo.

O que médicos apontam é: estes tipos de suco não devem ser consumidos diariamente, pois contêm níveis muito elevados de açúcar, além de conservantes, flavorizantes e produtos químicos. Além disso, não é recomendado substituir o suco natural pelo industrializado, já que a fruta natural possui muitos nutrientes e não possui altos níveis de glicose.

Um outro problema encontrado é que algumas marcas fazem propagandas enganosas, alegando uma certa quantidade de fruta, mas na verdade utilizando menos.

“Substâncias adicionadas a bebidas de caixinha podem causar alergias e sobrecarga no fígado e nos rins, que precisam trabalhar mais para metabolizá-las e excretá-las.”

— Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Leia o rótulo das embalagens com atenção

Muitos dos consumidores se chocam ao saber que alguns sucos possuem frutas as quais não têm nada a ver com o sabor apontado na embalagem. O tão consumido suco de maracujá por exemplo, pode conter suco da uva, maçã, abacaxi, cenoura, etc.

Devido à essas misturas, é sempre importante analisar quais frutas possui, principalmente para pessoas alérgicas.

“Uma boa dica é olhar a ordem dos ingredientes no rótulo. Se ao açúcar aparece primeiro do que as frutas, significa que aquele produto tem mais açúcar do que qualquer outra coisa.” — afirma Ana Paula Bortoletto.

Isso quer dizer que, por exemplo, se a embalagem do suco de maracujá alegar que possui laranja, abacaxi, uva, maracujá e pêssego, nesta ordem, quer dizer que a fruta que corresponde ao sabor é apenas a 4ª em termos de concentração.

De acordo com nutricionistas, quanto maior o número de ingredientes que a bebida possui, mais produtos químicos ela necessita para que seja conservada e padronizada.

A ABIR acabou contestando as pesquisas do IDEC, tendo como argumento que o método utilizado pelo laboratório contratado não é reconhecido, nem homologado no Brasil, pelos órgãos responsáveis, assim, os resultados das análises podem não ser confiáveis, causando ainda mais danos para quem consome.

Suco de caixinha x refrigerante

Ainda que os sucos de caixinha sejam cheios de açúcar, química e conservantes, ainda consegue ser melhor do que tomar um refrigerante (até mesmo os 0 açúcar).

Isso acontece porque o refrigerante light ou 0 ativa um mecanismo de compensação. O gosto doce engana o cérebro, dando à entender que vai receber energia (através do açúcar), mas como não se recebe a glicose, o organismo começa à buscar por alimentos ricos em calorias, que compensem esse sinal falso.

Suco de Caixinha Faz Mal?
Suco de Caixinha Faz Mal?

O suco de caixinha engorda? 

Se ele vier lotado de açúcar, o suco de caixinha faz mal também por estimular o aumento de peso. Isso porque o consumo excessivo do ingrediente está associado à elevação do peso.

Quando existe muito açúcar no organismo, o fígado, que é o órgão que armazena a substância, fica com a sua capacidade excedida. Com isso, o açúcar a mais é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.

Da corrente sanguínea, esses compostos seguem para outras partes do corpo e são armazenados em forma de gordura em regiões como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que o consumo de açúcar não deve ultrapassar 10% da quantidade total de calorias ingeridas diariamente.

Para uma pessoa que consome 2 mil calorias diariamente, isso corresponde a 50 gramas de açúcar, que correspondem a ¼ de xícara ou a cinco colheres de sopa do ingrediente.

Outros problemas do açúcar 

Não é somente em relação à elevação do peso que o suco de caixinha faz mal quando apresenta uma quantidade elevada de açúcar. Uma ingestão exagerada do ingrediente também causa outros problemas para a saúde.

O excesso do ingrediente pode sobrecarregar e danificar o fígado, aumentar os níveis de ácido úrico (muito ácido úrico é fator de risco para doenças no coração e nos rins) e causar a síndrome metabólica, que inclui sintomas como pressão alta, elevação dos níveis de açúcar, aumento das taxas de triglicerídeos, redução do colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL).

Por isso, vale a pena verificar o teor de açúcar presente no suco de caixinha, e em todos os outros produtos que compra, para tomar o cuidado de não exagerar no consumo do açúcar e colocar-se em risco de sofrer com esses problemas.

Por que o suco em caixinha dura tanto na prateleira?

É justamente dessa característica que vem o nome “longa vida”. Os sucos em caixinha passam por um tratamento térmico que os aquece a uma temperatura moderada por um curto tempo. Assim, os micro-organismos indesejados são eliminados, enquanto as propriedades nutricionais são mantidas.

A etapa seguinte é o envase asséptico, um processo seguro e sem qualquer contato com o meio externo e a máquina. As embalagens possuem camadas intercaladas de papel cartão, alumínio de polietileno. Elas servem para dar firmeza à embalagem e, principalmente, proteger a bebida contra a luz e o ar.

Você sabia?

Algumas vitaminas são extremamente sensíveis à luz – é o caso da A e da B2, por exemplo. É por isso que a caixinha não pode ser transparente. Sem contato com a luz, os alimentos mantém seus nutrientes!

Além disso, as embalagens longa vida dispensam a necessidade de conservantes. Se essa questão é importante para você, fique de olho nos rótulos e busque sua opção ideal nas prateleiras dos mercados.

O segredo é manter uma dieta equilibrada na sua totalidade. Assim, você pode aproveitar a praticidade dos sucos de caixinha, transformando-os num aliado para sua rotina, ajudando a suprir suas necessidades diárias de vitaminas, fibras, ferro e proteínas.

É seguro tomar suco de caixinha?

Suco de Caixinha Faz Mal?
Suco de Caixinha Faz Mal?

Essa é uma questão importante. A tecnologia das caixinhas é desenvolvida para garantir o máximo de segurança alimentar.

A pasteurização pela qual passam os sucos, por exemplo, que é o aquecimento e resfriamento do líquido, serve para que microrganismos nocivos sejam eliminados. Isso torna o suco em caixinha mais higiênico que um produzido na rua, por exemplo.

Já o envase asséptico é feito para que todo o ambiente seja livre de contaminações. Você pode ler detalhes dos processos aqui.

Vale também respeitar o prazo de validade e as instruções de consumo descritas na embalagem.

Caso algum problema ocorra, o ideal é registrar o lote e comunicar a situação diretamente ao fabricante do produto.

😱😱CONHEÇA A DIETA MILAGROSA QUE OS FAMOSOS TEM FEITO ESSE ANO⤵⤵

Suco de Caixinha Faz Mal? Suco de Caixinha Faz Mal?

😮😮CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E PERCA PESO RÁPIDO COM A MESMA DIETA QUE ELES ESTÃO UTILIZANDO⤵⤵

   QUERO CONHECER ESSA DIETA DOS FAMOSOS AGORA!